Amsterdã inaugura a primeira ponte impressa em 3D do mundo
A ponte conta com uma rede de sensores de última geração que permitem monitorar mudanças como vibração, temperatura e interação do público
Uma ponte para pedestres impressa em 3D projetada por Joris Laarman e construída pela empresa holandesa de robótica MX3D foi inaugurada em Amsterdã, Holanda, seis anos após o lançamento do projeto.
Localizada no canal Oudezijds Achterburgwal, na Red Light District da cidade, a ponte tem 12 metros de comprimento, pesa 4,9 toneladas e foi fabricada com hastes de aço inoxidável por braços robóticos de seis eixos com equipamentos de soldagem.
A impressão levou cerca de seis meses para ficar pronta.
A estrutura pode ser considerada um grande marco tecnológico, visto que nunca existiu uma peça de metal impressa em 3D capaz de lidar com tráfego de pedestres.
Sua forma curva em forma de S e balaustradas com perfurações em forma de treliça foram projetadas usando um software de modelagem paramétrica.
A equipe por trás do projeto afirmou que a técnica mostra como a tecnologia de impressão 3D pode levar à construção de estruturas mais eficientes e sustentáveis.
“Ao intensificar nosso jogo e a vontade de fazer mudanças como designers e engenheiros, podemos trazer a inovação necessária para fazer a diferença no ambiente”, afirma o engenheiro Stijn Joosten.
A ponte conta com uma rede de sensores de última geração que permitem monitorar mudanças como vibração, temperatura e interação do público.