Dia do Arquiteto: 19 casas inesquecíveis da CASACOR 2022
Para celebrar o Dia do Arquiteto selecionamos casas e estudios das diversas mostras espalhadas pelo Brasil e Américas. Confira!
De casas completas, muitas delas integradas com a natureza, até projetos mais urbanos e conectados com as necessidades atuais, a CASACOR 2022 revela a vocação versátil dos profissionais do elenco.
As casas são um dos momentos mais aguardados das mostras da CASACOR. Com a inauguração de uma nova mostra em um novo endereço, todos os olhares se voltam para descobrir o que os arquitetos do elenco planejaram para as grandes áreas externas e internas das construções-sede do evento. E não é exagero dizer que neste ano as mostras não deixaram ninguém sair decepcionado: somado a um paisagismo exuberante, e aproveitando da melhor forma possível esta conexão entre interior e exterior, as casas de tamanhos e propósitos diversos deixaram clara a vocação versátil do evento.
Abaixo, confira as casas mais inesquecíveis da CASACOR em 2022!
1. Casa Migrante, por João Panaggio
Uma casa que pode estar em qualquer lugar: esta é a proposta da Casa Migrante, uma das casas inesquecíveis da CASACOR Rio de Janeiro 2022. A arquitetura com inspiração modernista foi revestida externamente por pedra e por madeira na área interna. João Panaggio, arquiteto responsável pelo projeto, deixou o grande charme da construção para o ambiente do quarto, que recebeu uma claraboia que transforma em quadro vivo a luz do dia e da noite.
2. Palafita do Curral, por Studio 126 Arquitetura
Erguida em estacas metálicas e envolta por um jardim, a Palafita do Curral é um convite à repensar a relação entre humano, arquitetura, contextos e paisagem. Grande destaque da construção, as obras de arte acrescentam uma atmosfera mística ao projeto de interiores. Bom design e integração dos espaços se fazem presentes. Na área externa, um deck de madeira recepciona quem passa por ali e faz o contorno da suíte máster. O projeto é do Studio 126 Arquitetura.
3. Bem aqui, logo ali… Espaço Finitura, por Denise Zuba
Maior ambiente da CASACOR Brasília 2022, o projeto “Bem aqui, logo ali… Espaço Finitura” apresentou o conceito open space em uma área de 400 m², que integrou os espaços internos entre si e também com a área externa. Para a concepção, Denise Zuba tirou partido das colunas da Arena BRB Mané Garrincha, que sediou a mostra neste ano, formando uma floresta de concreto marcada pelos gigantes pilares que chegavam a 15 metros de altura. A casa foi feita toda em estrutura metálica, que permite que ela seja realocada, e se destaca pelo uso de madeiras ecológicas.
4. Sertão Portinari, por Nildo José
Homenagem ao sertão brasileiro e ao cangaceiro, o projeto Sertão Portinari concentra no espaço de 250 m² a obra do artista Cândido Portinari. Arquiteto baiano de Feira de Santana, o arquiteto Nildo José foi buscar em suas raízes a inspiração para o espaço que fez parte da CASACOR São Paulo. O clima é reforçado pelas cores naturais: “além dos tons terrosos e crus, que remetem ao sertão, buscamos explorar os verdes das palmas e mandacarus e o azul do céu”, afirma.
5. Casa Serena, por Módulo Quatro arq+design
Contornos orgânicos e materiais naturais estão por toda a parte neste ambiente que faz um convite à interiorização. Intitulado Casa Serena, o projeto do escritório Módulo Quatro arq+design busca valorizar o protagonismo dos tons neutros, imprimindo doses de calmaria e de relaxamento. Os olhos dançam através dos elementos escultóricos, que assumem múltiplas funções ao longo do percurso e conectam-se com o imaginário e o afetivo.
6. Casa Duraplik, por Tecer Arquitetura
O toque de brasilidade pensado por Christine Perez e Tassia Ferreira, da Tecer Arquitetura, para a Casa Duraplik estão essencialmente no artesanato e nos materiais sustentáveis aplicados por todo o projeto. Mas não para por aí: o paisagismo tropical incorpora a árvore preexistente e acolhe, abraça, descansa. Os detalhes convidam a um momento de repouso, enquanto a luminosidade cria uma atmosfera de frescor, bem-estar e aconchego.
7. SPA Deca, por Diego Raposo e Manuela Simas
Uma ilha de encontro e relaxamento: o SPA DECA é um espaço dedicado ao bem-estar e às memórias sensoriais que surge em meio a um jardim. O projeto da dupla Diego Raposo e Manuela Simas combina ambientes fluidos, sem muitas divisões, aos materiais naturais. O mood casual-chic fica por conta da proposta do espaço: dividido em quatro tempos, ele projeta de antemão todos os passos da rotina de autocuidado. São eles: Descompressão, para aproveitar a natureza; Skin-Care, para os cuidados pessoais e contemplação; Banho, para a conexão pessoal; e Hamman, para refletir e recarregar as energias.
8. Casa Sui, por Nídia Duarte
A estrutura toda suspensa da Casa Sui se acomoda com suavidade no terreno. Para o projeto, Nídia Duarte pensou em portas pivotantes tramadas manualmente que integram o interior à bela paisagem da Serra do Curral, onde aconteceu a CASACOR Minas Gerais 2022. Explorando texturas e elementos naturais, muito verde e tons neutros, os ambientes atendem usos diversos. O nome da construção vem da expressão em latim Sui Generis e traz ideia de particularidade em respeito às diferenças individuais.
9. Casa Argilla, por Manarelli Guimarães
Lado a lado convivem neste projeto um living residencial e um ambiente corporativo na essência, com espaços para receber colaboradores e fazer reuniões. A dupla Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, à frente do escritório Manarelli Guimarães, aproveitou o aniversário de 15 anos do escritório para criar um projeto dois em um, que conciliasse o viver e o trabalhar. “Estamos resgatando elementos que nos remetem à capital baiana e Ribeirão Preto, misturando culturas e trazendo arte e concepção de projetos dos dois lugares para o mesmo espaço”. Diversidade de estilos, texturas e cores marcam o projeto da Casa Argilla.
10. Casa em Percurso, por Octaedro Arquitetura
A Casa em Percurso é um projeto de aproximação do indivíduo aos seus lugares de pertencimento, encontro e acolhimento. Assinada pela Octaedro Arquitetura, escritório composto por Emanueli Schneiders e Leonardo Gazzoni, a casa propõe um caminho poético ao revelar a beleza no curso das coisas em seu constante movimento. Abrem-se as portas, portanto, para o que é memória, afeto, raiz, bem como para o que há de ser visto sob uma nova perspectiva, mais humana, empática e fiel ao seu tempo e seu espaço.
11. Estúdio na Mata, por Janaina Araújo
Com pouco mais de 50 m², o Estúdio na Mata oferece muito além do básico. O ambiente tranquilo, ideal para um passeio de fim de semana, foi pensado por Janaina Araújo como uma casa capaz de ser inserida em qualquer paisagem. Na área externa, o charme fica por conta da fachada em brises de aço cortem, da transparência do vidro, do aconchego do cimento queimado e de uma grande claraboia. Na área interna, estão presentes quarto com banheiro em conceito aberto, cozinha e estar com soluções inteligentes.
12. O Jantar, por Studio Pippa
A área de jardim para cozinhar de 80 m² foi totalmente pensada para o uso externo. Como é comum nos Estados Unidos, o projeto de cozinha com churrasqueira tem o objetivo de levar as refeições para fora de casa, em uma proposta que cria um diálogo entre o externo e os momentos particulares. A arquiteta Priscila Gabriel dispensou o uso de marcenaria na composição d’O Jantar, que é formado por bancadas suspensas e uma mesa de jantar em altura reduzida. A construção esteve presente na CASACOR Brasília 2022.
13. Las Ventanas, por Quadriarq Arquitetura
A inspiração vem do litoral uruguaio e de sua arquitetura típica. O projeto Las Ventanas reinterpreta uma varanda de convívio e provoca a conexão entre as pessoas e a beleza da paisagem exterior. Do escritório Quadriarq Arquitetura para a CASACOR Rio Grande do Sul 2022, esta pequena casa de praia porteña valoriza a praticidade, a pureza, a simplicidade dos materiais naturais e a essencialidade nas soluções.
14. Morada VENTÚ, por Expedito Bezerra e Lucas Panobianco
O espaço conceito assinado por Lucas Panobianco e Expedito Bezerra traz uma leitura sensível acerca de um olhar criativo brasileiro mais contemporâneo. Chamado de Morada Ventú, o projeto faz ode ao novo e respeita a nossa história, em um mergulho na arte, nas texturas e em peças que traduzem o DNA brasileiro. Com jardim, gourmet, dois livings e uma suíte com sala de banho, o espaço é marcado pela presença de mobiliários arrojados compondo com a arquitetura.
15. Casa 15, por Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida
Inserido entre duas grandes árvores, o monobloco de estrutura metálica e vidro da Casa 15 relaciona-se com o prédio tombado pelo patrimônio histórico que recebeu a CASACOR Santa Catarina 2022. O projeto de interiores contemporâneo assinado pelo Escritório Daniel Ghizi Arquitetura quebra a rigidez externa com o uso de formas orgânicas e com a adoção de texturas e materiais naturais. Entre as edificações, um espelho d’água reflete e enaltece ambas as construções.
16. Casa Coral, por Marcelo Salum
Canalizando a brasilidade em toda sua potência, a vibrante Casa Coral reverencia a obra de Attilio Baschera e Gregorio Kramer, designers que na década de 1970 revolucionaram a produção têxtil no Brasil. Mobiliário assinado por designers brasileiros e duas esculturas feitas pelo artista Juliano Aguiar, inspiradas nos homenageados, integram o décor. “Eles criaram estampas para tecido inspiradas na nossa cultura, raízes e, principalmente, natureza”, afirma Marcelo Salum, arquiteto responsável pelo projeto que fez parte da CASACOR São Paulo 2022.
17. Celebra 40, por Genésio Maranhão
Uma expressão de histórias e uma materialização de experiências, este loft relembra a trajetória do designer de interiores Genésio Maranhão desde a primeira edição de CASACOR Goiás. Com respeito à edificação original e influenciado por gostos e preferências, o projeto expressa um ar cosmopolita, com bossa, personalidade, brasilidades e peças atemporais.
18. Loft Soul Natuzzi, por Alessandra Gandolfi
Neste projeto, Alessandra Gandolfi imaginou um loft open space que valoriza, através dos móveis da Natuzzi, os espaços que realmente utilizamos. Ambiente da CASACOR Paraná 2022, o Loft Soul Natuzzi é um lugar para reunir pessoas, beber um vinho, relaxar, tomar um bom banho ou meditar. Aqui, são priorizados o bem-estar físico, mental e espiritual, juntamente com o equilíbrio e o conforto dos usuários.
19. Casaflex, por Lizette Miró Quesada e Vera Velarde
A proposta aqui é entender a casa como um refúgio; um local onde aprendemos a conciliar descanso, trabalho e diversão no mesmo metro quadrado. Projeto assinado pela dupla Lizette Miró Quesada e Vera Velarde para a CASACOR Peru 2022, a casa dá sentido às nossas necessidades – a começar pelo paisagismo, elemento-chave para alcançar o equilíbrio entre funcionalidade e sensorialidade. A Casaflex é natural, acolhedora e muito voltada à vivência.