Continua após publicidade

Residência de Olivo Gomes completa 70 anos. Conheça sua história!

O projeto foi criado por Rino Levi e Roberto Cerqueira César e contou com projeto de paisagismo de Roberto Burle Marx

Por Yeska Coelho
2 abr 2021, 09h30
Aniversário de 70 anos da residência de Olivo Gomes
(Romullo Fontenelle/CASACOR)

Localizada em São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, a Residência de Olivo Gomes é um verdadeiro clássico da arquitetura que, este ano, marca 7 décadas de sua existência.

Ela foi projetada por Rino Levi e Roberto Cerqueira César, encomendada pelo então proprietário da Tecelagem Parahyba, Olivo Gomes.

mural de azulejos feito por Rino Levi e Roberto Burle Marx no projeto de residência de Olivo Gomes

A residência foi construída em meio a um parque, e por isso, contou com o projeto de paisagismo de Roberto Burle Marx . Ali, azulejos foram incorporados para trazer cor através da criação de um amplo mural feito pelo paisagista e Rino Levi.

Continua após a publicidade
paisagem com vista para o lago na residência de olivo gomes
(Nelson Kon/CASACOR)

Com estruturas modernas, cada cantinho da residência abre espaço para uma vista impecável em meio a natureza.

O projeto contemplou oito dormitórios com um banheiro a cada par, escritório, salão de jogos, piscina, garagem coberta para seis carros e uma área de serviço com dois dormitórios para os empregados.

fachada da residência de Olivo Gomes. Projeto completa 70 anos

Continua após a publicidade

A casa foi separada em três principais setores: o acesso principal separa os dormitórios do segundo bloco, que por sua vez, dá de frente para uma grande fachada de vidro, com vista abundante para a natureza, e abriga as áreas sociais da residência. Por fim, o terceiro setor é formado pelas garagens e áreas de serviço.

Residência Olivo Gomes completa 70 anos
(Nelson Kon/CASACOR)

Muita cor e planejamento guiaram na criação da Residência de Olivo Gomes. Incorporar elementos clássicos à uma arquitetura moderna e à frente da época foi o grande motivo para que o projeto entrasse para história e fosse recordado mesmo que 70 anos mais tarde.

Publicidade