Retrofit devolve a vida e traz modernidade ao Edifício Bravo Paulista
O edifício está localizado em um dos bairros mais nobres de São Paulo, o Jardins
O Retrofit é um processo que tem o objetivo de restaurar prédios antigos, preservando ao máximo sua arquitetura original. Esse foi o desafio lançado para o escritório de arquitetura Dal Pian Arquitetos, que esteve à frente do processo de restauração do Edifício Bravo Paulista.
O prédio está localizado em uma das áreas mais nobres da capital paulista, na região dos Jardins. Perpendicular à Alameda Santos, o edifício se compõe em sequência com o Edifício Scarpa, na Avenida Paulista.
Os térreos desses dois edifícios abrigam espaços comerciais que são acessados por um percurso linear e público de pedestres que conecta essas duas importantes vias de São Paulo.
O escritório de arquitetos precisou fazer uma intervenção total no prédio. Já na fachada, eles optaram por trazer um toque contemporâneo que reforçasse a presença urbana do empreendimento. Também foram adotados novos revestimentos (externos e internos) e elementos de proteção solar.
Os ambientes internos também ganharam destaque no retrofit. O bem-estar foi protagonista, e os arquitetos adotaram estratégias passivas e bioclimáticas para deixar o local mais fresco, privilegiando a entrada da luz natural e os ambientes abertos para garantir uma ventilação adequada.
As janelas, por exemplo, possuem vãos de abertura ampliados que se protegem por uma “pele bioblimática” – que é destacada na fachada. Esta pele é composta por montantes metálicos fixados aos elementos estruturais de fachada, que suportam painéis em alumínio com perfurações randômicas, que não interferem nas perspectivas visuais que as zonas de trabalho oferecem.
No corpo da torre, as fachadas, frontal e de fundos, recebem proteção ambiental em perfis horizontais de alumínio que, fixados também em montantes metálicos destacados do edifício, unificam visualmente os pavimentos. Os novos e ampliados caixilhos, com vidros de alto desempenho térmico e baixa refletância solar, ampliam as vistas, promovem a ventilação natural cruzada e valorizam o edifício.