Continua após publicidade

Conheça 10 fotógrafos para seguir no Instagram!

Natureza, arquitetura, cidades e cotidiano estão entre os temas retratados pelos profissionais desta seleção, que compartilham seu trabalho nas redes

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 10 abr 2024, 11h10 - Publicado em 10 abr 2024, 10h00

Nem só de memes vivem as redes sociais. Há muita inspiração também, principalmente no Instagram — o ponto forte da plataforma, inclusive, são as imagens. Dessa forma, também se tornou um ótimo canal de comunicação entre fotógrafos profissionais e admiradores de seu trabalho. Afinal, quem não para para admirar uma bela fotografia ao rolar o feed? Pensando em quem é fã de fotografia, preparamos uma seleção de fotógrafos para você seguir no Instagram. Há profissionais especializados em diversas áreas, como arquitetura, natureza, e cidades. Confira!

André Gomes | @andredvco

View this post on Instagram

A post shared by ᴀɴᴅʀé ɢᴏᴍᴇs | ғᴏᴛᴏɢʀᴀғɪᴀ (@andredvco)

André Gomes é arquiteto, urbanista e fotógrafo, além de ter um olhar calibrado para captar a beleza das construções antigas da cidade de São Paulo. Morador da Mooca, ele começou a fotografar as charmosas casinhas e prédios do bairro durante a pandemia, nas caminhadas e fazia com a esposa no final da tarde. As imagens começaram a chamar a atenção no Instagram, graças à composição de cores e enquadramentos bem pensados pelo profissional, o que valoriza ainda mais as cenas cotidianas. Atualmente, André tem mais de 100 mil seguidores em seu perfil, comercializa suas fotografias em tamanhos ampliados e caminha por vários bairros da cidade para registrar a beleza dessas construções que, muitas vezes, passa despercebida no dia a dia.

Araquém Alcântara | @araquemoficial

View this post on Instagram

A post shared by Araquém Alcântara (@araquemoficial)

Considerado um dos principais fotógrafos de natureza da atualidade, o trabalho de Araquém Alcântara vai além de ser uma forma de arte. Ele tem a fotografia como instrumento de transformação social, além de ser considerado um dos artistas brasileiros mais combativos em defesa do patrimônio ambiental. Durante mais de 30 anos, desenvolveu um trabalho de documentação dos parques nacionais brasileiros e já atuou diversas vezes na linha de frente contra o desmatamento ilegal da Amazônia, retratando, em imagens, os horrores da destruição. Apesar disso, o conjunto da obra de Araquém se caracteriza pelo discurso de exaltação das belezas naturais brasileiras, revelando a riqueza e a diversidade de ecossistemas chamando a atenção para a necessidade de preservação.

Continua após a publicidade

Ruy Teixeira | @ruy_teixeira

View this post on Instagram

A post shared by ruyteix (@ruy_teixeira)

No começo da carreira, o fotógrafo Ruy Teixeira atuava na área de moda. Mas, durante uma temporada europeia no final dos anos 1980, ao clicar desfiles e ensaios, passou a achar os espaços das locações mais interessantes do que as roupas e modelos. Assim, na década de 90 começou a se dedicar-se integralmente ao design e à arquitetura, contribuindo para as principais publicações da área no mundo todo, além de ser um parceiro do estúdio Edelkoort, comandado pela guru das tendências Li Edelkoort. Atualmente, Ruy vive no Brasil e é considerado um dos principais nomes da fotografia de interiores, design e arquitetura do país.

Paul Nicklen | @paulnicklen

View this post on Instagram

A post shared by Paul Nicklen (@paulnicklen)

O canadense Paul Nicklen é um dos mais aclamados fotógrafos de natureza do mundo, cineasta, autor e biólogo marinho. Colaborador da revista National Geographic, ele compartilha em seu feed cenas de tirar o fôlego, com registros de baleias, focas, ursos e outras espécies nativas de regiões congelantes. A vocação para viver em comunhão com os habitats naturais não surgiu por acaso. Em meados dos anos 70, a família de Paul se mudou para uma pequena cidade no Círculo Polar Ártico do Canadá. A ilha em que ele cresceu não tinha acesso a televisão ou rádio, o que fez com que Paul aprendesse a apreciar mais profundamente a natureza.

Continua após a publicidade

Bob Wolfenson | @bobwolfenson

View this post on Instagram

A post shared by Bob Wolfenson (@bobwolfenson)

Atualmente, Bob Wolfenson é considerado um dos maiores fotógrafos da América Latina. Ele iniciou a carreira ao 16 anos como assistente de fotografia na Editora Abril, onde permaneceu por quatro anos. Depois de um tempo trabalhando como freelancer, montou seu próprio estúdio em 1978. A consagração como fotógrafo veio com a exposição Jardim da Luz, em 1996, no Museu de Arte de São Paulo. De lá pra cá, Bob assinou vários ensaios da época áurea da Playboy e diversas capas e editoriais de moda. Ele já fotografou dezenas de top models e fez muitas campanhas publicitárias importantes, apesar de ser essencialmente um artista. No feed, o profissional, costuma postar retratos de personalidades de diversas áreas, que ele capta com sensibilidade ímpar.

Hiroaki Fukuda | @hirozzzz

View this post on Instagram

A post shared by Hiroaki Fukuda (@hirozzzz)

Baseado em Tóquio, o fotógrafo japonês Hiroaki Fukuda capta imagens com o seu Iphone. No trabalho do profissional, destacam-se casas, pessoas, paisagens naturais e outras cenas cotidianas que encantam pela vibração das cores, luzes e texturas. Além de seu país de origem, Hiroaki também se aventura por outros lugares sempre em busca de imagens emotivas e inusitadas.

Continua após a publicidade

André Klotz | @andreklotz

View this post on Instagram

A post shared by André Klotz (@andreklotz)

Nome forte na área de design e arquiteturaAndré Klotz é um fotógrafo editorial e comercial que vive entre São Paulo e Nova York. Formado em economia, o profissional se apaixonou pela fotografia e decidiu mudar de carreira. Com foco nas pessoas e na arquitetura, ele gosta de linhas retas e espaços negativos. É um recorte dessa produção que você pode acompanhar no feed de André.

Lorena Darquea | @loredarquea

View this post on Instagram

A post shared by Lorena Darquea (@loredarquea)

Nascida no Equador e baseada no México, a fotógrafa Lorena Darquea é formada pelo Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey e busca transmitir, com seu trabalho, as diversas sensações causadas pela arquitetura. Por meio de contrastes de texturas e incidência da luz, ela retrata as múltiplas facetas das construções e a forma como refletem a verdadeira identidade de cada projeto.

Continua após a publicidade

César Ovalle | @cesinha

View this post on Instagram

A post shared by César Ovalle (@cesinha)

Fotógrafo e creator, Cesinha é um sucesso no Instagram com mais de 300 mil seguidores. Ele tem uma trajetória de sucesso, mas a vida profissional mudou com seu encontro com a banda NX Zero, quando produziu as fotos do álbum “Agora”. Desde então, passou a acompanhar a banda em seus shows e foi ganhando notoriedade no meio. Em seu feed, é possível se deslumbrar com imagens de cidades, shows, detalhes e cenas que instigam a imaginação.

Sérgio de Souza | @serjosoza

View this post on Instagram

A post shared by Sérgio de Souza (@serjosoza)

Imagens impactantes captadas via drone chamam a atenção no feed do fotógrafo Sérgio de Souza. O profissional capta cenas inusitadas de São Paulo, registrando o movimento, peculiaridades e emoções de uma metrópole que nunca dorme.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Pular para o conteúdo