Apartamento alugado de 240 m² ganha nova área social em três semanas
Projeto do escritório Brise Arquitetura – do elenco da CASACOR Rio – privilegia o uso da madeira e a praticidade para a família com dois filhos pequenos
Uma família carioca composta por um casal jovem com dois filhos pequenos morava em um apartamento menor e queria alugar um imóvel mais amplo, no Leblon, que tivesse uma sala espaçosa para receber amigos e familiares. Assim que encontraram o novo lar de 240 m², os novos inquilinos pediram às arquitetas Bitty Talbot e Cecília Teixeira, do escritório Brise Arquitetura, um projeto de renovação de todo o espaço social e de parte da área íntima.
“Eles queriam um apartamento prático e fácil de manter no dia a dia para conviver com os filhos pequenos que, apesar de passarem a ter uma brinquedoteca em casa, gostam de estar perto dos pais na maior parte do tempo”, conta Bitty.
As arquitetas contam que tiveram apenas três semanas para fazer uma obra básica de pintura, iluminação e sinteco do piso existente antes de a família se mudar. Já os móveis foram comprados aos poucos, na reta final da obra, totalizando cerca de seis meses até ficar tudo pronto. Como o apartamento é alugado, o foco do projeto foi desenhar o layout e decorar espaços, sem alterações na planta do imóvel.
O piso de réguas de madeira (que ganhou novo sinteco) e a parede da atual sala de jantar forrada com painéis de madeira já estavam no apartamento e foram mantidos, enquanto o sofá da sala com TV, os quadros e os objetos do casal vieram do apartamento antigo.
Mesmo localizado a uma quadra da praia, no coração do Leblon e com vista para o morro Dois Irmãos, a decoração do imóvel nem de longe tem inspiração praiana. As arquitetas optaram por seguir um estilo mais urbano, contemporâneo e atemporal, investir em uma paleta de tons sóbrios e deixar as cores para almofadas e adornos em geral.
“Um detalhe divertido no décor da sala é que a tela grande na parede voltada para a janela foi pintada pelos meninos junto com o avô”, informar a arquiteta Cecília.
Entre os móveis novos da área social, as arquitetas priorizaram peças que pudessem ser facilmente aproveitadas em um novo endereço, com metragem similar. Segundo elas, a cereja do bolo é, sem dúvida, a mesa de centro Rosá, assinada pela designer Maria Cândida Machado, antigo sonho de consumo do casal que foi finalmente realizado.
No quarto compartilhado entre os meninos, toda a marcenaria foi desenhada pelo escritório, com direito a uma bicama para cada irmão acomodar um amiguinho ou primo que venha a dormir no apartamento. Também foi aplicado na parede um mural com estampa de mapa mundi, repleto de bichos e meios de transporte que, além de decorar o espaço, também cumpre função educativa.
“A combinação do jeans com vermelho também ficou uma graça e cada irmão ganhou um travesseiro com a inicial do nome”, acrescenta a sócia Cecília.