Como é morar em SP? Descubra nesses 12 projetos de apartamento
Pensa em morar com vista para a Av. Paulista? Ou prefere um apê compacto na Liberdade? Estes projetos assinados irão te impressionar e te inspirar!
Morar em São Paulo, na maior cidade do país que abriga 12,33 milhões de pessoas, tem suas dores e delícias como qualquer cidade cosmopolita do mundo. Porém não há como não se apaixonar pela imensidão de cultura, oportunidades, gastronomia e, principalmente, marcos arquitetônicos que a cidade oferece.
Pensa em morar com vista para a Avenida Paulista? Ou prefere um apê compacto no bairro da Liberdade? Ou em um lugar mais gastronômico, como Pinheiros? Se você pensa em se mudar para a capital paulista, saiba que apartamentos bem localizados e com um ótimo layout não vão faltar. Por isso, a seguir, te convidamos a apreciar e se inspirar nestes 12 projetos de apês espalhados por diversos bairros de São Paulo.
Itaim Bibi
As cores marcantes e despojadas são o que chamam a atenção no projeto deste apê assinado pela SP Estúdio. Para aproveitar melhor a área total, as arquitetas abriram mão das paredes e integraram os ambientes da cozinha e da sala, além de optarem por abrir um dos quartos para conseguir mais espaço na área social.
Tatuapé
Para esta reforma, a arquiteta Adriana Farias apostou na total integração da sala de estar com a varanda – eliminando todas as divisões existentes – o que resultou em um ganho de 150 m² que se divide em sete ambientes, cada um com uma finalidade.
Jardins
A ideia da designer de interiores Cacau Ribeiro para este apartamento de 200 m² foi trazer ao apartamento ares de um loft nova-iorquino, só que não tão puxado para o decór industrial. O living foi revestido com tijolos em tons de cinza e composto com consagradas peças de design – como o lustre de Ingo Maurer e a poltrona Vivi, de Sergio Rodrigues.
Aclimação
Com aconchego e paleta clean, este apê localizado no bairro da Aclimação, em São Paulo, contou com o olhar criativo e sensível da arquiteta Ticiane Lima para trazer soluções precisas aos moradores — para isso, o apartamento foi transformado em um formato de estúdio, com 125 m².
Alto de Pinheiros
Para aproveitar a vista do apê, o escritório Très Arquitetura, que assina o projeto, apostou na integração e na abundância de luz natural. A marcenaria planejada também é destaque no ambiente ao se fazer presente em todo o imóvel, trazendo aconchego e compondo soluções funcionais.
Baixo Pinheiros
Este apartamento assinado pelo Studio MEMM foi um dos espaços que acompanharam o início do processo de urbanização no baixo Pinheiros. Com décor contemporâneo, a planta original foi reorganizada e a tecnologia foi uma aliada para dar vida ao projeto de interiores.
Liberdade
Assinado pela Todos Arquitetura, este pequeno apartamento localizado no bairro da Liberdade reúne cozinha, quarto e banheiro em apenas 19 m²— em um projeto inteligente que privilegia a multifuncionalidade.
Centro
O apartamento TPL de 40 m², desenvolvido pelo arquiteto Renato Mendonça, apresenta cores feitas em cima do Abaporu, pintura de Tarsila do Amaral, que o cliente adquiriu em uma de suas viagens pelo mundo. Dessa forma, o uso de cores primárias ganhou protagonismo em um ambiente visualmente amplo.
Bela Vista
Morar na Avenida Paulista significa morar no ponto alto de uma das cidades mais importantes da América Latina. Assim, este projeto concebido pelo arquiteto Ricardo Abreu explora as características modernistas do Edifício Paulicéia, localizado na região.
Vila Mariana
À frente do projeto, o Estúdio Auna e o Studio Monfré Arquitetura procuraram manter a atmosfera urbana do décor através da materialidade, dos móveis sob medida e das soluções de layout, que garantiram ao apartamento boa circulação e iluminação apesar do espaço reduzido.
Higienópolis
Assinado pelo escritório MATÚ Arquitetura, o espaço apresenta uma proposta de atender as demandas de cada um: uma estante-playground para os gatos, um sofá baixo e modular para ajudar na acessibilidade dos cachorros, um escritório para o morador trabalhar e tocar guitarra, e um grande banco abaixo da janela para a moradora ter seus momentos de leitura e expor algumas peças de arte com valor afetivo.
Vila Leopoldina
Este apartamento de 153 m² assinado pela arquiteta Lívia Leite, aposta em um bom paisagismo e uma pegada industrial no décor. O projeto também buscou dar foco à área social da sala e da cozinha – espaços muito valorizados pelo jovem casal morador.