Tons suaves, brises na sala e mistura de pisos marcam apê de 93 m²
Com um estilo contemporâneo com pitadas de boho, o projeto de Manoela Fleck foi feito para um jovem casal à espera do primeiro filho
Logo após comprar este apartamento antigo de 93 m², no Flamengo (RJ), o casal de moradores encomendou um projeto de reforma geral e decoração à arquiteta Manoela Fleck. No geral, os novos proprietários pediram ambientes amplos, com área de estar, jantar e cozinha integrados, além espaços confortáveis, decorados com personalidade.
Entre as principais modificações na planta do imóvel, a arquiteta conta que eliminou o lavabo que havia na entrada para aumentar a área da cozinha que, por sua vez, foi integrada à sala.
O projeto adotou uma paleta de cores em tons suaves para deixar o apartamento claro e bem iluminado. A cozinha, por exemplo, tem cuba em estilo farm sink (que remete à fazenda), piso de ladrilho hidráulico com formato sextavado (que se funde com o piso de porcelanato amadeirado do setor social), paredes de cerâmica branca com toque retrô e armários com portas amadeiradas e cinza/fendi, combinadas com portas de vidro canelado.
Brises verticais giratórios (com acabamento em melamina amadeirada) foram instaladas entre a sala e a cozinha, não só para oferecer privacidade e controle da luz natural, quando necessário, como também para criar uma conexão visual elegante entre os espaços. Na sala, destacam-se também os painéis de parede de marcenaria, ora em lambri branco, ora em melamina amadeirada, alguns móveis de madeira e detalhes de couro natural caramelo.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo com pitadas de boho, algumas peças de valor afetivo já faziam parte do acervo dos clientes e foram aproveitados no novo lar, a exemplo do banquinho antigo de madeira (em destaque no canto da cozinha), do vaso de vidro exposto no carrinho-bar, dos quadros da sala acima do sofá (cocares indígenas desenhados com lápis de cor) e da escultura Nuvem com Balanço, da designer Nara Ota (fixada na parede da estante da sala).
“A estante serve de apoio à mesa de jantar, ao mesmo tempo que funciona como aparador ou buffet. Além disso, sua estrutura vazada de serralheria branca e os módulos de marcenaria fechados com portas de vidro canelado não pesam visualmente no ambiente”, explica a arquiteta.
No quarto do casal, a tinta verde aplicada nas principais paredes é uma solução simples e de baixo custo que fez toda a diferença no resultado final. Já a combinação do tijolinho claro na parede da TV com a marcenaria branca e a cortina de linho branco ajudou a suavizar a paleta cromática do espaço, ao mesmo tempo que acrescentou diferentes texturas. Outros destaques deste cômodo são o espelho giratório alongado ao lado da porta de entrada, fixado no piso e no teto, e o jardim vertical da varanda.