India Mahdavi é eleita Designer do Ano 2023 pelo Wallpaper* Design Awards
A arquiteta e designer franco-iraniana é conhecida por sua paleta de cores vibrantes e por resgatar elementos ancestrais de sua cultura natal
India Mahdavi é uma arquiteta e designer franco-iraniana que vem redefinindo os universos onde atua desde a abertura do seu estúdio homônimo, em 2000. Mas foi recentemente que ela se impôs na cena contemporânea ao unir as pontas do oriente ao oriente com seus designs pop e ecléticos, que a renderam o título de Designer do Ano 2023 pela revista inglesa Wallpaper*. O prêmio, chamado Wallpaper* Design Awards 2023, teve seu resultado publicado na edição de fevereiro da revista.
Constituído por seis categorias (Designer do Ano, Melhor Design Nacional, Melhor Casa Particular, Melhor Edifício Público, Melhor produto de higiene e Facilitador de vida do ano), o prêmio teve entre o time de jurados um nome inesperado – a atriz hollywoodiana Julianne Moore, uma colecionadora assídua de design e declaradamente apaixonada pelos universos de arquitetura e design –, que selecionou os vencedores ao lado de Inez & Vinoodh, Pamela Shamshiri, Objects of Common Interest (vencedores do prêmio Designer do Ano de 2022), e Nils Frahm. A premiação ainda consagrou o escritório brasileiro Studio MK27, assim como seu fundador, o arquiteto Marcio Kogan, nos projetos da casa de esqui Flag House, localizada no Canadá; e o sofá Horizonte, produzido para Minotti.
Principais obras de India Mahdavi
Marca registrada de seus designs, o uso de cores é, segundo a própria Mahdavi, “uma expressão de quem eu sou”. Isso porque seu trabalho resgata elementos ancestrais muito relacionadas à sua própria cultura – a arquiteta nasceu em Teerão, no Irã –, como o artesanato e a mistura de cores vibrantes, que formam a base do seu trabalho. Segundo ela, “para conceber um espaço, eu o escuto, analiso suas restrições, suas necessidades e seu contexto. É assim que meu estúdio funciona; a escala humana prevalece. Costumo comparar lugares a rostos. Gosto de dar uma solução para definir, com o cliente, como trabalhar com toda a energia que o espaço inspira”.
Um dos mais reconhecidos trabalhos de Mahdavi, o banco Bishop é destacado pela Wallpaper* por “seu design escultural em madeira torneada [que] tem sido interpretado em uma infinidade de cores, padrões e materiais, do floral à cerâmica e ao meta”.
“Sempre pratiquei o design no cruzamento de outras disciplinas como a cenografia, o cinema, a decoração, o mobiliário e o design de produto, explorando todas as oportunidades que me foram dadas para desenhar, decorar, remodelar ou revelar um espaço, criando novas experiências para embelezar a vida”, diz India Mahdavi no prefácio de sua monografia, ‘Living in Color: Color in Contemporary Interior Design‘, lançada em 2021. “Mas se há um denominador comum a todos os meus projetos, é a necessidade de criar uma sensação de alegria, um joie de vivre que gosto de transmitir usando as cores primárias de minhas emoções para ouvir, entender, sentir, responder a um ambiente”.
Confira na galeria abaixo alguns dos trabalhos e peças memoráveis de India Mahdavi: