Continua após publicidade

Burle Marx vai ganhar centro cultural em casa projetada por Niemeyer

Casa Cavanelas, no Rio de Janeiro, irá abrigar o acervo completo do renomado paisagista na icônica residência projetada por Niemeyer

Por Yeska Coelho
20 jun 2024, 12h00

Um projeto que celebrou a união da arquitetura de Niemeyer com o paisagismo de Burle Marx servirá agora como um Centro Cultural para abrigar o acervo físico e digital do grande paisagista, que completou 30 anos de falecimento em 2024: a Casa Cavanelas, localizada em Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi doada ao Instituto Burle Marx. O acervo contará com mais de 100 mil itens – entre croquis, maquetes e cartas de Burle Marx. Novas edificações devem surgir com o propósito de trazer mais atrações para os visitantes; entre elas, cafés, auditório, biblioteca e até áreas para educadores e pesquisadores.

Casa Cavanellas: arquitetura de Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx
((Reprodução/Malcon Ragget)/CASACOR)

O projeto do novo empreendimento será capitaneado pelo arquiteto Thiago Bernardes e o engenheiro José Luiz Canal, que esteve à frente da construção do Instituto Moreira Salles e do Centro Cultural da Luz, em São Paulo. O convite foi feito pela arquiteta e paisagista Isabela Ono, que comanda o Instituto Burle Marx.

Uma galeria que oferecerá uma vista impactante da Casa Cavanelas está no cronograma de entregas dos especialistas, que pretendem fazer pequenas intervenções no terreno para evidenciar a integração dos trabalhos de Burle Marx e Niemeyer.

Continua após a publicidade
Casa Cavanellas: arquitetura de Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx
((Divulgação/Julio Ono)/CASACOR)

Burle Marx é conhecido como um dos grandes percursores do paisagismo modernista, assim como Niemeyer para a arquitetura do mesmo movimento. Os jardins que permeiam a Casa Cavanelas são compostos por espécies nativas de diferentes cores e formas, criando uma paisagem surpreendente.

Ainda não há uma previsão exata de data para a abertura do Centro Cultural. A previsão é de inauguração para o público em 2028.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Pular para o conteúdo