Casa sustentável possui jardins em todos os andares
Construção na Argentina é repleta de espaços verdes, reaproveita água da chuva e utiliza energia solar
O terreno localizado em meio a edifícios em San Isidro, no norte da província de Buenos Aires (Argentina), possuía um layout retilíneo, sem aberturas laterais. A solução concebida pelo escritório BAM! arquitectura para aproveitar a área sem perder espaços verdes foi criar uma casa que tira partido da topografia, onde um jardim interliga todos os andares.
O pátio no térreo se conecta ao primeiro andar e à cobertura criando um terraço verde com um desenho suave. Na parte externa, a vegetação nativa é irrigada com água de chuva armazenada e, no último andar, uma área aberta com banco que permite à moradora apreciar os arredores.
Paredes de vidro mantêm o isolamento térmico, trazem a natureza para dentro e aumentam a incidência de luz natural. O verde também ajuda no equilíbrio da temperatura da construção, ajudando a reduzir o uso de energia.
O estar, o jantar e a cozinha se instalam em torno do pátio – uma grande bancada aproveita o layout em formato de corredor em uma das laterais do jardim. Do outro lado, o espaço é ocupado pela escada.
Nos fundos, a piscina ganha a companhia da lareira e de plantações cultivadas pela moradora.
Os dormitórios ficam no primeiro andar: a suíte máster é voltada para o jardim central, enquanto os dormitórios com vista para os fundos são protegidos por brises na fachada.
Os painéis solares, além do fornecimento de energia elétrica, também ajudam no aquecimento, ventilação e climatização.
Descubra essa e outras práticas sustentáveis no Instagram da CASACOR: @casacor_sustentavel